15 de jul. de 2013

Robert Galbraith




Três meses depois do lançamento no Reino Unido, o livro The Cuckoo’s Calling (O Chamado do Cuco, em tradução livre) entrou na lista dos fenômenos literários. De um dia para o outro, o livro alcançou o segundo lugar na lista de mais vendidos no site de comércio eletrônico Amazon, tudo graças à revelação, no último domingo, de que a obra era, na verdade, da autora da saga Harry Potter, J.K. Rowling.

Assinado pelo pseudônimo Robert Galbraith, o romance policial vinha chamando a atenção da crítica literária britânica, que chegou a compará-lo com obras de nomes consagrados do gênero, como PD James e Val McDermid. Segundo a própria JK, que falou ao jornal The Sunday Times, ela esperava guardar o segredo por mais tempo, pois escrever como Galbraith havia sido uma experiência libertadora. “Foi maravilhoso lançar um livro livre de expectativas e um prazer ter feedback sob um nome diferente”, disse.

Publicado em abril, o livro tinha vendido pouco mais de 1.500 cópias até o fim de semana. Depois da revelação, só é possível agora comprar a versão em capa dura ou em e-book para o leitor Kindle. The Cuckoo’s Calling é o segundo livro adulto de JK Rowling, que no ano passado lançou Morte Súbita (tradução de Izabel Aleixo e Maria Helena Rouanet, Nova Fronteira, 512 páginas). Com a série do bruxinho adolescente Harry Potter, JK foi traduzida para 73 idiomas e vendeu 450 milhões de cópias em mais de 200 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário